Páginas

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA O NOSSO CORPO

Já sabemos que a água é a fonte da vida. Já imaginou como seria sua vida sem esse recurso?
O planeta terra e também o nosso corpo é constituído por 70% de água.


De toda a água do nosso planeta, apenas 1% serve para nosso consumo. Sendo 97% de gua salgada dos oceanos e 3% é de água doce que estão congeladas em geleiras, rios e lagos. 

A água ajuda a hidratar, a levar sais minerais e oxigênio para as células e eliminar toxinas do nosso corpo através de urina e suor.

BENEFÍCIOS:


Está comprovado que os benefícios da água para o nosso corpo são:

  • Hidrata a pele;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Regulação da temperatura corporal;
  • Facilita a digestão;
  • Previne pedras nos rins;
  • Ajuda na absorção de nutrientes;
  • Contribui para o emagrecimento pelo metabolismo celular;

Já sabia de todos esses benefícios que a água nos traz? 
Como está o seu consumo de água?
A água é muito importante desde favorecer a aparência da nossa pele, até controlar nossa pressão arterial.

QUANTO DE ÁGUA DEVO BEBER?

Para que nosso organismo funcione corretamente, é preciso repor toda a água que o corpo consome. Por esse motivo, uma pessoa deve consumir cerca de 2 a 3 litros de água por dia de acordo com a sua composição corporal, segundo as recomendações gerais dos médicos. 

COMO CALCULAR:

Para cada quilo de peso corporal, precisamos de pelo menos 35ml de água. 
Dessa forma, basta multiplicar seu peso por 35 para ter o resultado em mililitros. 

E SE EU BEBER POUCA ÁGUA?


Eu, Carol, nunca fui de tomar muita água no meu dia a dia. Sempre tive os lábios bem ressecados, pele seca, cabelo desidratado e corpo desidratado também. 
Assim que fiz o primeiro exame de sangue na gestação, a médica me disse que eu estava com início de infecção urinária. E isso me preocupou muito!
Meu corpo necessita tanto de água assim como de alimentos saudáveis, e eu mal ligava pra água.

Beber pouca água pode desencadear alguns problemas, tais como: urina escura, dores de cabeça e tontura, secura na boca e na pele, câimbras,  cansaço, prisão de ventre, suor com odor forte, além de causar uma possível infecção urinária.

Infecção Urinária: envolve a bexiga , uretra e em casos graves os rins. Causa dor pélvica, dor ao urinar, sangue na urina e vontade frequente de urinar. Além disso, pode causar: febre, náuseas e vômito.


O QUE FAZER PARA BEBER MAIS ÁGUA?


Vou te dar algumas dicas que me ajudaram muito a tomar mais água durante a minha rotina do dia a dia:

1 - COMECE AOS POUCOS

Decidiu que quer tomar mais água durante o dia? Então vá com calma. Não beba logo de cara 3 litros de água sendo que você não está acostumado(a) a beber essa quantidade.
Seu estômago vai ficar muito cheio e pesado, e você poderá passar mal por causa disso. Digo isso por experiência própria. 
Se normalmente você bebe diariamente 1 litro de água por dia, por exemplo, amanhã beba 1 litro e 200, depois de amanhã 1 litro e 500, depois 1 litro e 800, e assim vai aumentando aos poucos. 

2 - TENHA SEMPRE POR PERTO UMA GARRAFINHA OU COPO COM ÁGUA

Se quiser comprar uma garrafinha personalizada, melhor ainda. Sempre que você olhar para ela, você irá lembrar de tomar água. Outra coisa: leve água por onde você for. É horrível caminhar muito ou então falar muito e sentir a garganta bem seca por falta de água. 

3 - ÁGUA SABORIZADA ? SIIIIMMMM!!

Isso me ajuda muito!!! No início da gestação passei muito mal com enjoos e vômitos. Eu mal conseguia comer e nem beber água. Comecei a tomar água gelada com meio limão espremido, e isso melhorava  os enjoos e também passei a tomar mais água assim.
Outra coisa que percebi também é que não me desce água em temperatura ambiente. Meu estômago fica meio estranho quando bebo água assim. Prefiro água gelada. Veja a sua preferência e isso irá te ajudar a beber mais água. 

4 - COMA MAIS FRUTAS

Frutas ricas em água são boas opções de lanches para levar ao trabalho, faculdade e incluir na sua rotina; Dessa forma, você irá se alimentar de forma saudável e estará  se hidratando. 
Frutas ricas em água: melancia, melão, laranja, morango, kiwi, abacaxi..

5 - NÃO BEBA MUITA ÁGUA A NOITE

Por experiência própria também!! Paro de tomar muita água até as 20h no máximo. Se eu beber muita água depois desse horário, eu acabo levantando de madrugada para ir ao banheiro, além de dormir com o estômago cheio. 
Durante o dia , tente se manter hidratado(a) e beber muita água. Dessa forma , a noite seu corpo não necessitará muito de água e não ocorrerá de passeios pelo banheiro nas madrugadas.

VOCÊ SABIA?
que o Brasil enfrenta grandes dificuldades na distribuição de água ?
Na verdade essa luta não seria apenas do Brasil , mas outros países também possuem esse mesmo problema. 
Todos nós, seres vivos, necessitamos de água! Essa frase inclui os animais também.
Já pensou se não tivéssemos acesso a água potável? 
Não poderíamos escovar os dentes, tomar banho, cozinhar, lavar as mãos,  viveríamos desidratados e cheios de doenças correndo risco de vida. Não conseguiríamos lavar nossa louça de cada dia, limpar nossa casa, lavar nosso carro ou nosso cachorro, entre outras coisas. 

Por que isso pode acontecer? 

DESPERDÍCIO 

Bom , primeiramente , por nossas próprias culpas! 
Desperdiçamos muita água no nosso dia a dia gerando grandes prejuízos financeiros. 
A média de perda de água no Brasil é de 40%, o que significa que é um grau elevado de perdas. 

A região Norte do nosso país possui maior índice de perda de água do que a região Sul. As empresas de saneamento básico anda investindo em recursos tecnológicos para minimizar em essas perdas. 

CONSTRUÇÃO EM ÁREAS IRREGULARES

Estudos comprovam que esgotos em áreas irregulares não são coletados nem tratados e pode-se não chegar serviços de abastecimento de água nessas localidades. 
Isso pode significar que a água chega nesses lugares por ligações clandestinas ilegais. Essas ligações podem contaminar a água, gerando muito mais doenças a população de determinada região. 

MÁ DISTRIBUIÇÃO 

O Brasil possui alta disponibilidade hídrica, porém, a distribuição de água por região é bastante dispersa. 
Ou seja, não chega água com qualidade e a mesma quantidade para todos. 

Essa diferença afeta na distribuição de água tratada pelas empresas que devem pensar na forma de distribuição e na preservação do local de captação de água. 

COMO POSSO AJUDAR NISSO? 

Começando pelo desperdício. Se prestarmos atenção sobre isso, com certeza irá "sobrar" mais água nesse planeta. 
Feche bem as torneiras da sua casa, desligue a torneira quando escova os dentes ou lava a louça,  cronometre seu banho, limite o uso da máquina de lavar, reaproveite a água da máquina de lavar, corrija vazamentos, etc. 

Repita essa frase comigo: 
A começar em mim, estarei ajudando o meu próximo! 

Eu espero que esse post tenha ajudado a você. 
E não se esqueça: 
Beba água!