Páginas

LEITE MATERNO - Tudo Que Você Precisa Saber

Durante a minha gestação,  eu procurava muita informação nas redes sociais, pesquisas no Google, vídeo no YouTube sobre "semanas de gestação" e "parto".

Eu estava super focada em saber tudo sobre os tipos de parto e pensava que após o bebê nascer, era só colocar ele no peito e pronto! Iria estar mamando tranquilamente e eu iria sorrir igual sempre via em fotos de mamães amamentando e sorrindo. 
 
Infelizmente a Internet/redes sociais romantizam muito a maternidade. 


De certa forma, está sendo a melhor fase da minha vida, porque tem alguém que vai me chamar de mamãe,  tenho alguém pra amar mais do que a mim mesma, e ensinar, cuidar, lutar e viver por ele. 

Mas passei por muita dificuldade na amamentação. E hoje, 2 meses e meio depois do nascimento do meu filho, a cada vez que coloco ele no peito, sinto que vai ser a última vez... vou explicar o porquê mais a frente.

COMPOSIÇÃO DO LEITE MATERNO:



O leite materno é o primeiro alimento do bebê. Após o nascimento, o bebê é colocado no seu peito para aprender a sugar e estimular a saída do colostro.  

MAS O QUE É COLOSTRO ?


É o primeiro leite que seu corpo produz.  É um leite espesso e pegajoso , denominado "ouro líquido" (não só pela cor amarela, mas também por ser tão importante para a alimentação e proteção do seu recém nascido nos primeiros dias de vida. 

Rico em minerais, vitaminas e principalmente proteína (que é o que o recém nascido precisa).

O colostro eleva os níveis de anticorpos e glóbulos brancos para a proteção do recém nascido fora da proteção do utero. Também protege o sistema digestivo, pois os bebês possuem um forro permeável no intestino. O colostro irá revestir e vedar esse "forro". 

A quantidade de colostro que o corpo produz é pequena, mas é ideal pro recém nascido. Pois o estômago do recém nascido é muito pequeno.
Então mamãe, não se preocupe, não pense "saiu pouco colostro,  meu bebê vai morrer de fome". 
Não é bem assim..


O bebê irá mamar o tanto que ele precisa, e o colostro irá compensar na qualidade para proteção. 


LEITE DE TRANSIÇÃO: 


Alguns dias depois do nascimento do bebê,  você poderá sentir suas mamas mais cheias e endurecidas (também pode ser conhecida como "descida do leite"). Essa é a fase em que seu corpo está trabalhando para a mudança do colostro para o leite maduro. 

Ele se torna mais "cremoso" na cor e na textura, e começa a ter mais gordura, calorias e lactose para suprir essa primeira fase de crescimento rápido. 

Seu bebezinho começa a mamar mais, e isso irá ajudar a aliviar as mamas cheias. Poderá fazer o uso de bombinha para a retirada do leite. 

Caso retire o leite, o ideal é que se dê para o recém nascido em um copinho ou em colher própria de amamentação (o recomendado é eliminar o uso de mamadeiras). 



LEITE MADURO:

Seu leite materno estará completamente maduro quando o bebê estiver com quatro semanas. 

Rico em proteínas, vitaminas, minerais, açúcar, células vivas para sustentar o crescimento e o desenvolvimento saudável do bebê. 

Mas ainda assim, a composição do seu leite materno pode mudar a cada mamada e de dia pra dia. 

Por exemplo,  em caso de doença, o seu corpo cria anticorpos para combater a doença (da qual se torna parte do seu leite). 

Quando seu bebê começar a colocar objetos na boca,  o nível de enzimas protetoras trabalhando no seu corpo contra bactérias sobe. 

E DEPOIS? 


Após seu leite ficar maduro, seu corpo irá produzir leite conforme a quantidade que seu bebê mama. 

De 3 a 5 minutos depois do bebê pegar seu peito, seu corpo libera um hormônio chamado Ocitocina.  Esse é o hormônio do prazer (e do amor kkk) ele irá fazer com que seu corpo produza mais leite imediatamente.  

Uma das coisas que eu pequei quando estava amamentando meu recém nascido, foi pensar da seguinte forma:

"Bom, agora ele vai ficar no peito por uns 40 minutos,  então vou aproveitar pra assistir uma aula da faculdade (que também era mais ou menos uns 40 minutos)."


Eu não sabia que essa minha atitude estava errada. Isso fez com que eu não prestasse atenção no momento que eu estava vivendo, ou admirar o meu bebê, ou sentir o cheirinho da sua mãozinha, fazer carinho na sua cabeça... tudo isso iria fazer com que meu corpo liberasse Ocitocina que era o que eu precisava naquele momento. 

Ao invés disso, estava preocupada com a faculdade, as aulas atrasadas, trabalhos pra entregar em tais datas, etc. Aí eu estava liberando o hormônio do estresse chamado Cortisol.

Esse foi um grande erro meu. E eu não tinha essa informação.  Pois não tinha pesquisado nada sobre amamentação ainda. 

Por causa disso, meu corpo produzia cada vez menos leite.  

O QUE MAIS EU FIZ DE ERRADO?


Além dessa situação que escrevi acima, eu também pensei da seguinte forma:

"NOSSA, meu bebê fica 1 hora mamando, 15 minutos sem mamar e depois fica mais 1 hora mamando. Então acho que meu leite não está sustentando ele. Vou dar fórmula!"

Gente, sério, não faça isso !!!!

Tive esse pensamento na terceira semana após o nascimento. Eu ainda estava no leite de transição,  meus seios estavam pingando leite toda hora, por mais que o bebê sugasse por 1 hora cada mama. 

Eu tirava com a bombinha de leite e dava pra ele na mamadeira (outro erro foi dar mamadeira e chupeta a partir da terceira semana).


O que estava de errado aí descobri semanas depois pesquisando (Affff!). Ele ficava 1 hora no peito, mas a mamada não estava sendo efetiva (ou seja, saindo pouco leite por 1 hora) porque a pega não estava correta 🤦🏽‍♀️

Eu tinha mais isso ainda pra me preocupar..  A pega! Meu bico é plano e tem que fazer a pega certa para que o bebê consiga sugar corretamente toda a aréola para sair a quantidade de leite que ele precisa de forma eficiente e em menos tempo. 

Ele não estava satisfeito porque estava mamando de pouquinho em pouquinho. E de tantas vezes colocar ele no peito, me machucava, e eu sentia muita dor. 

Consequentemente isso também ajudou a diminuir meu leite. 

Ainda mais que eu estava dando fórmula (ou seja, mamadeira) e mais o peito. A mamadeira ajudou a desmamar precocemente. 

O QUE MAIS ACONTECEU COMIGO? 


Caraca! Tem mais coisa Carol? 

Tem sim kkkk (estou rindo, mais choro) 

Amamentar era tudo o que eu queria quando fosse mãe, e infelizmente esse sonho foi terrível (muito doloroso) e ao mesmo tempo foi tudo pra mim (❤️) por 2 semanas

Após isso, foi amamentação mista, e conforme foi passando o tempo, foi diminuindo o interesse dele pelo meu peito. Hoje em dia (2 meses e meio depois do nascimento) ele pega meu peito só pra ele dormir kkkk pra chupetar. 

Mas o que mais que aconteceu comigo....

No primeiro mês de vida dele, eu fiquei super, hiper,  mega estressada com tudo , fiz esforço pra levantar sozinha da cama 1 dia após a cesariana porque não me ajudaram, ansiedade, dores, chorava todo dia quase toda hora, muita dor nas mamas porque tenho fibroadenomas.  

Além disso, tive pessoas próximas de mim me dizendo: 

"Você não tem leite, se eu tivesse leite eu dava"

"Ele vai morrer de fome desse jeito" 

"Seus peitos são ruins"

"Você vai ser uma péssima mãe"

"Você não sabe nem cuidar de você"

....enfim!


Isso tudo afetou ainda mais meu emocional que já estava pra baixo depois do parto (assim que o bebê sai da sua barriga, seus hormônios ficam loucos kkkk).

Tem certas coisas que não se pode falar pra uma mulher grávida ou pra quem acabou de parir. 

Em saber que tenho peitos ruins que tem um monte de caroços (fibroadenomas) e que ainda não está sustentando meu filho, cheguei na decisão da fórmula. 

Foi a pior escolha que eu fiz. 

Eu poderia ter escolhido não dar atenção pra comentários maldosos e correr atrás de informações sobre amamentação.  

Sofri muito! 

MINHAS SUPER DICAS PARA VOCÊ QUE VAI SER MAMÃE, OU ACABOU DE TER UM FILHO , É: 

1 - Pesquise MUITO sobre tudo referente a maternidade enquanto você estiver grávida. 
(Pesquise sobre semanas de gestação, exames que gestante tem que fazer, tipos de parto, violência obstétrica, amamentação,  cuidados com o bebê, salto do desenvolvimento,  sono do bebê, etc)

Sobre amamentação,  pesquise: tipos de pega, como fazer a pega correta, baixa produção de leite, muita produção de leite,  armazenamento do leite, em quais casos dar fórmula (fale com o pediatra antes de comprar fórmulas) ,etc.

2 - Foque no momento. Se seu bebê está mamando no seu peito exatamente nesse momento, pare de ler esse artigo agora e quando terminar de amamentar, continue a leitura.

3 - Por mais que você queira um tipo de parto (por exemplo,  quero parto normal. Se abra para o parto cesaria.  Pois qualquer coisa pode acontecer a qualquer momento e você irá se frustrar caso não seja como você quer. 
Eu queria normal, mas meu bebê ficou na posição transverso. Então tinha que ser cesaria.  

4 - Você é a mãe! 
Seu bebê foi gerado dentro de você. 
Então só você sabe (e sente) o que é melhor pro seu (sua) filho(a). 
Não escute opiniões que não valem de nada. Crie seu bebê da forma que você acha que está certo. Peça ajuda quando precisar. 
Mas saiba que muita coisa que você ouvir, vai ter que entrar por um ouvido e sair por outro. 

5 - Pesquise sobre puerperio.  Nessa fase a mulher pode ter depressão pós parto.  
Teve um momento que pensei que eu estava depressiva por causa de tudo o que estava acontecendo. Mas essa fase vai passar. 
Se precisar, procure ajuda de um profissional.