A IMPORTÂNCIA DE FAZER UM BOM DESJEJUM

 Muitas pessoas não conseguem encarar a comida logo que se levantam da cama. Uma xícara de café ou chá tomada com muita pressa e talvez um pão, é normalmente o desjejum comum de um adulto.

Um número crescente de crianças vão para a escola sem comer alimento algum. Por que razão a maioria das pessoas não toma o desjejum?

Um grupo de cientistas investigou, durante 10 anos, os efeitos de tomar um bom desjejum. Eles concluíram que um bom desjejum pode ajudar, tanto crianças como adultos, a:

Ficarem menos irritadas, mais eficientes, mais energéticas, e obterem melhores resultados na escola. 

Sim, de fato, o desjejum auxiliou as crianças a terem melhores resultados nas provas escritas antes do meio-dia. 

Como? 

É simples! O desjejum providencia ao cérebro um suplemento regular e constante de combustível, que melhora o funcionamento da mente e a capacidade de concentração. Os estudos ainda revelam que os desjejuns saudáveis estão intimamente relacionados com: a diminuição das doenças crônicas, o aumento da longevidade, a melhor saúde. 

Outros estudos revelaram que todos aqueles que esperam chegar ao trabalho, para então depois comerem alguma coisa, não conseguem obter um rendimento tão elevado na execução do seu trabalho. Muitas pessoas tentam compensar a falta de energia no meio da manhã, tomando um café, chá ou refrigerante com cafeína, juntamente com algo doce, um pão doce, bolo ou outro lanche de elevado valor calórico.

MAS EM QUE CONSISTE UM DESJEJUM SAUDÁVEL?

A cultura pode variar, mas um bom desjejum é aquele que fornece pelo menos, um terço ou a metade das calorias do dia, é rico em fibras e em vitaminas e minerais. Talvez você já tenha ouvido o sábio ditado popular: "tome um desjejum como um rei, almoce como um príncipe, e jante como um pobre". Experimente começar o seu dia com um cereal integral, pão integral, e um ou dois pedaços de frutas frescas, e vai verificar que o seu nível de energia vai se manter elevado toda a manhã.

Cereais, pães e frutas são alimentos energéticos que são facilmente convertidos em glicose, o combustível do corpo. Esses alimentos são também enriquecidos com vitaminas e minerais, e ricos em fito-químicos e antioxidantes, que combatem doenças. Alguém pode perguntar: "por que não tomar um suco de laranja e um bolo ao desjejum" ? Nós precisamos de algo mais substancial, algo com mais fibra. Os alimentos pobres em fibras, especialmente os ricos em açúcar, entram rapidamente na corrente sanguínea, e provocam uma alta nos níveis de açúcares no sangue, e, como consequência, provocam também uma descida rápida, muitas vezes abaixo dos níveis normais. 

Baixo nível de açúcar no sangue pode causar problemas físicos, como dor de cabeça, falsa sensação de fome, tremores nas mãos, visão deficiente e irritabilidade. Não é de admirar que os níveis de energia e eficiência de muitas pessoas sofram uma quebra antes do fim da manhã. Por outro lado, uma dieta rica em fibras previne uma absorção rápida demais do açúcar, assegurando um fornecimento dos nutrientes de uma maneira mais uniforme e constante à corrente sanguínea. Disso resulta uma energia constante para toda a manhã. A fibra absorve água á medida em que avança do estômago para o intestino, prevenindo assim a prisão de ventre. 

Vamos comparar alguns alimentos ricos em fibra, com alimentos semelhantes, mas refinados. Uma laranja tem 2,5 gramas de fibra. Já num copo de suco de laranja encontramos apenas 0,5 gramas de fibra. Uma fatia de pão integral tem 2,2 gramas de fibras, enquanto que uma fatia de pão branco tem cerca de 0,5 grama. 

Seriam necessárias mais do que 4 fatias de pão branco para obter a quantidade de fibra contida numa fatia de pão integral. Uma taça de flocos de aveia tem 4 gramas de fibra, enquanto que uma taça com flakes (sucrilhos) contém somente 0,5 gramas. É muito mais simples: os alimentos vegetais não-refinados, são excelentes fontes de fibras dietéticas, enquanto que os produtos animais, tais como os ovos, a carne, e produtos lácteos estão completamente desprovidos de fibra. A fibra faz muito mais do que apenas ajudar a manter a energia mental e física.